Devo alugar ou vender meu imóvel? - RE/MAX Spazio

Devo alugar ou vender meu imóvel?


Para quem tem imóveis sempre vem aquele pensamento: “Se eu vender ganho uma quantia alta de forma rápida, mas, se eu alugar, terei uma garantia mensal. O que eu faço?”

Isso já passou pela sua cabeça? Saiba que existem prós e contras para as duas opções!  

 

Alugar 


Não é novidade para ninguém que o mercado imobiliário tem suas inconstâncias que acompanham a economia do país, e, com elas, vem a dúvida do que fazer com o imóvel. As taxas que devem ser pagas ficam cada vez mais altas, e, será que é vantajoso manter esse gasto até que uma venda seja concretizada no cenário complicado que enfrentamos?  

Para quem quer se livrar dos gastos com IPTU e condomínio e deseja um retorno a longo prazo, alugar um imóvel é muito vantajoso, pois, em um momento em que as pessoas estão receosas com seus gastos, os pedidos de desconto nas vendas aumentam cada vez mais e a falta de potenciais compradores também.

Mas, lembre-se: se alugar fosse tão maravilhoso assim, ninguém pensaria em vender. Sabe aquelas manutenções que podem dar uma baita dor de cabeça para o proprietário do imóvel caso o inquilino não seja lá muito cuidadoso? Pois é, elas podem ter que acontecer em algum momento.   

Devido às responsabilidades advindas do aluguel, os proprietários algumas vezes preferem “se livrar” daquele potencial problema ao invés de, no fim das costas, receber esse potencial problema. Mas, se você está disposto a arcar com essas questões devido às vantagens de se ter uma garantia a longo prazo, coloque o seu imóvel para alugar. 


Vender


Diferente de alugar, vender gera um retorno de valor rápido e você não terá que se comprometer com manutenções ou taxas. Para quem já está há um bom tempo com o imóvel para alugar e não obtém retorno, vender é uma boa saída. Porém, ninguém fica imune às crises econômicas do país.  

Assim como pode ser difícil achar um locatário para o imóvel, um comprador pode ser mais ainda. Para adquirir um imóvel é necessário dispor de um montante considerável que, uma parcela da população não tem, em um momento em que a economia não está aquecida.  

 Com o mercado imobiliário instável, o proprietário do imóvel permanece na incerteza de encontrar alguém que de fato tenha como prioridade investir em um imóvel, enquanto tem que arcar com as taxas e outros possíveis gastos.  

 

Mas então, o que fazer?  

 

Alugar x Vender 

 

Pensando na economia de dinheiro, ao não ter que pagar taxas, e no retorno rápido, vender é um bom negócio. Mas, na incerteza de conseguir ou não quem tenha interesse de compra, alugar pode ser uma boa alternativa para se livrar dos altos custos.  

Em uma situação como essa, procurar uma imobiliária que entenda de fato as suas necessidades e tenha as maneiras mais rápidas de trazer uma solução para a sua dúvida é a melhor saída.  

Para a comercialização do seu imóvel, procure uma imobiliária que seja de fato confiável e cuide bem do seu imóvel. A RE/MAX é a maior franquia de imobiliárias do mundo. Entre em contato com a gente

Tire suas dúvidas