Alugar ou vender o meu imóvel: qual é a melhor opção? - RE/MAX Spazio

 

Você comprou um apartamento, se mudou e/ou adquiriu outro e não sabe o que fazer agora. Vender ou alugar o meu imóvel, qual a melhor opção?  

A questão é pertinente e demanda muita análise. Enquanto a primeira opção garante uma renda fixa durante meses e anos, a outra assegura um montante maior e mais interessante de grana. E agora? O que fazer? 

Nesse artigo vamos te mostrar os prós e os contras de cada modalidade e te ajudar a entender qual é a melhor opção para a sua necessidade. 

Boa leitura. 


Qual é a melhor opção: alugar ou vender o meu imóvel? 


Alugar um imóvel

Se você busca ganhar dinheiro “rápido” e com a garantia de uma renda fixa durante alguns meses e até mesmo anos (dependendo do tempo do contrato), a melhor opção é alugar o seu imóvel. Além de dar uma finalidade ao local, você garante que os impostos como IPTU e condomínio não saiam do seu bolso. 

A desvantagem, porém, está na necessidade de manutenção sempre que houver problemas ou quando o imóvel for colocado no mercado novamente. Para piorar, a propriedade pode ficar um bom tempo parada, sem locatários, fazendo com que você perca dinheiro e não tenha gastos a mais. 


Vender um imóvel

Ao contrário do aluguel, a venda de imóvel não garante uma renda fixa. Porém, ao comercializar a sua propriedade você garante uma quantidade maior de grana em menos tempo (de acordo com o contrato de venda). A ação também é bem interessante quando você não consegue alugar o local e não quer mais arcar com aquela responsabilidade.

Contudo, em momentos de crises financeiras, adquirir um novo imóvel é a última preocupação de muita gente. Desse jeito você fica naquele limbo entre ter uma propriedade para vender e não conseguir passá-la para frente, tendo que arcar mensalmente com gastos e impostos. 

A localização, a infraestrutura do prédio e do bairro onde está seu imóvel também podem influenciar no valor e na venda da sua propriedade. 


Então, o que fazer?


Bom, pensando em benefícios a curto prazo, vender é um melhor negócio do que alugar. Mas, ao pensarmos em contratos com mais de um ano de duração, a isenção do pagamento de taxas mensais e em uma renda extra todo o mês, alugar parece ser muito mais atrativo. Nessas horas, a melhor opção é buscar a ajuda de uma imobiliária. É ela quem irá entender as suas necessidades e o que você espera e busca com a comercialização do seu imóvel. 

Deixe o seu imóvel com a RE/MAX Spazio. Respaldada pela maior franquia de imobiliárias do mundo, nós te ajudamos a encontrar um inquilino para a sua propriedade sem dores de cabeça e com muita eficiência. Visite o nosso site e descubra como fazer o melhor negócio! Clique AQUI e cadastre seu imóvel.


Tire suas dúvidas